Tatuagem combina com política?

Tatuagem combina com política?

Compartilhe

Tatuagem combina com política? Sim, porque tatuagem pode combinar com tudo, é só querer. Não, porque é isso que nos mostra a realidade. Se formos pensar em políticos (prefeitos, governadores, senadores, deputados) tatuados, teremos dificuldade em lembrar de alguém. Nas pesquisas de confiabilidade junto ao eleitorado brasileiro sequer perguntam sobre a reação e nem medem qual o grau de confiabilidade do eleitorado diante de um candidato tatuado.

A campanha eleitoral inicia oficialmente no próximo sábado, 5 de julho, embora na prática deva começar mesmo só depois da final da Copa (13/7) e antes que comecem a valer as restrições sobre o que pode ou não ser publicado com candidatos, vamos tocar no assunto apenas pelo viés que nos interessa aqui: tatuagens.

Na semana passada o jornalista, professor universitário, ex-BBB e deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) divulgou em suas redes a foto de uma tatuagem recente. Jean tatuou no peito a frase “Gente é pra brilhar, não para morrer de fome“. A frase é do poeta russo Vladimir Maiakovski e foi popularizada na canção “Gente” de Caetano Veloso (ouça aqui). Jean postou junto com a foto um texto onde fala da fome, conta uma passagem de sua vida ocorrida em 1994 — também em ano e período de Copa do Mundo — e que explica a tatuagem. E, sim, os motivo são políticos, segundo ele.

Jean Wyllys e sua tatuagem no peito (foto: divulgação/facebook)

Jean Wyllys e sua tatuagem no peito (foto: divulgação/facebook)

Existem outro(a)s deputado(a)s e político(a)s tatuado(a)s no Brasil? Difícil até mesmo de pesquisar. Encontramos apenas a também deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) com uma rosa vermelha tatuada no ombro esquerdo, feita em 2013. Manuela tatuou junto a frase “Ah! Bruta flor do querer“, da música “O Quereres“, coincidentemente também do Caetano Veloso (ouça aqui).

Manuela D'Ávila e sua tattoo de rosa no ombro, feita em 2013 (foto: reprodução)

Manuela D’Ávila e sua tattoo de rosa no ombro, feita em 2013 (foto: reprodução)

manuela_tattoo detalhe

detalhe da tattoo de Manuela

Nas eleições da República Checa, que iniciaram em 2012 e só foram decididas em janeiro de 2013, o professor, pintor e compositor Vladimir Franz, que tem quase 100% do corpo tatuado, foi candidato a presidente. Ele não chegou ao segundo turno, e ficou em 5º lugar com 6,84% da votação (351.916 votos).

Vladimir Franz concorreu à presidência da República Checa

Vladimir Franz concorreu à presidência da República Checa em 2013 (foto: jack fm)

Atualização em 03/07 – 13h30
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) foi flagrado hoje com uma mini tattoo no antebraço em homenagem a sua esposa Fátima Mendonça, ele tatuou coraçãozinho com a sílaba “Fá”. Eles estão casados há 24 anos.

o governador da Bahia Jaques Wagner tatuou um coraçãozinho no pulso e dentro a sigla "Fá", apelido de sua esposa (foto: Evandro Veiga)

o governador da Bahia Jaques Wagner tatuou um coraçãozinho no antebraço e dentro a sigla “Fá”, apelido de sua esposa (foto: Evandro Veiga)

Se você conhece outro(a)(s) político(a)(s) com tatuagem, envie pra gente. Talvez voltemos ao assunto quando estiver mais próximo das eleições deste ano ou se aparecerem nas plataformas e programas eleitorais alguma referência quanto à regulamentação da prática da tatuagem, o que ainda não existe nacionalmente.

Compartilhe