Tattoo versus religiões – As regras do Judaísmo

Compartilhe
tattoo

símbolos hebraicos/judaicos tatuados

Estamos realizando uma série sobre tattoos e religiões, para saber se há de fato proibições e quais doutrinas proíbem seus fiéis de tatuar o corpo. No primeiro post, falamos da reprovação das tatuagens pelos evangélicos (você pode ler clicando aqui). Nesse segundo post da série, pesquisamos sobre o judaísmo, uma das religiões mais antigas do mundo.

Vários judeus não ortodoxos fazem tatuagens, alguns usam os símbolos judaicos.

Por outro lado, os mais ortodoxos são categóricos ao afirmar que não importa o teor da tatuagem, mas o desrespeito à lei judaica que proíbe expressamente tatuar o corpo. Não à toa uma das formas de humilhação dos judeus usada no campo de concentração nazista de Auschwitz, durante o holocausto na Segunda Guerra Mundial, era a inscrição de seus números de prisioneiros no antebraço. Os judeus destinados ao trabalho forçado eram marcados.

A Torá (escritura sagrada judaica) declara explicitamente que “não farás tatuagem em seu corpo.” (Vayicrá 19:27). Os judeus tatuados (e também aqueles que o corpo não estiver completo) não serão sepultados em cemitério judaico.

Um exemplo dessa inflexibilidade são a cantora Amy Winehouse, que teve um funeral judaico mas foi cremada, e a atriz Drew Berrymore, que embora não seja judia, casou com um judeu e está apagando via cirurgia suas tatuagens — dizem que pretende se converter.

tattoo

marcas do holocausto

Recentemente alguns descendentes dos judeus sobreviventes ao holocausto decidiram homenagear seus antepassados tatuando seu número de inscrição no mesmo local do braço. Segundo o historiador Avraham Milgram, do Museu de História do Holocausto em Jerusalém, “demonstra uma falta de reflexão”. Milgram diz que, ao fazerem a tatuagem, a motivação desses jovens “não é negativa, o jovem quer se identificar com o avô, mas acaba homenageando os nazistas e não o avô”. De acordo com o historiador, a tatuagem dos prisioneiros em Auschwitz foi um ato de desumanização.

No nosso site existe uma série de fotos de tatuagens religiosas que você pode ver clicando aqui.

Você tem uma tatuagem que represente ou homenageie sua fé? Manda pra gente.

Compartilhe

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *