Os riscos das tattoos temporárias com henna preta

Compartilhe

Com a proximidade das férias de verão nos EUA e o aumento da incidência de tatuagens temporárias, começam a pipocar alertas sobre os riscos da tatuagem com henna preta. Diferente da henna tradicional que é marrom-avermelhada, a “black henna” é misturada a produtos — podem incluir alcatrão de carvão e tintura de cabelo — para escurecê-la e que contém p-fenilenodiamina — PPD, ingrediente que pode causar reações cutâneas perigosas para escurecer sua cor.

Para tentar minimizar as consequências das tatuagens temporárias com henna preta, a Food and Drug Administration EUA (FDA) publicou post em seu site alertando para os riscos que vão desde vermelhidão, vesículas (bolhas), perda de pigmentação, aumento da sensibilidade à luz solar, e, em alguns casos, cicatriz permanente. As reações podem acontecer imediatamente após a aplicação ou até duas ou três semanas mais tarde.

As fotos de reações à henna preta são impressionantes. O post da FDA mostra uma imagem de um grupo de amigas mostrando suas tatuagens temporárias — a menor mão no grupo é a de uma menina de 5 anos de idade, cuja pele ficou severamente irritada onde a henna preta foi aplicada.

tattoo temporária

grupo de amigas comparando suas tattoos temporárias. A mão menor (canto superior direito) pertence a uma criança de 5 anos 

tattoo temporária

irritação severa causada pela henna preta na mão da menina de 5 anos

Confira aqui os cuidados a serem observados para fazer tattoo temporária.

(fonte)

Compartilhe