Significado das Tatuagens de Rosa

Significado das Tatuagens de Rosa

A rosa é a flor de maior simbolismo na cultura do ocidente. Para se ter uma ideia, essa flor é consagrada a várias Deusas, dentre elas Afrodite e Vênus (deusa grega e romana do amor e da beleza). As rosas podem ser encontradas em várias cores e cada uma delas tem um significado diferente.

Porém, muito mais que dizer que rosas vermelhas significam paixão e brancas a paz, vamos falar a fundo do significado das rosas nas tatuagens. Na essência de seu significado as rosas carregam a ideia de amor, porém, é um amor puro diferente de tudo.

Vale dizer que os antigos gregos acreditavam que as rosas eram todas brancas e que um dia, quando Afrodite se picou num espinho o seu sangue acabou por tingir as pétalas brancas de vermelho. As rosas surgiram na Pérsia, onde eram consideradas flores masculinas, e, após observar mais a fundo as suas formas, percebeu-se que tinham todo um ar e estilo feminino. Em um passado menos distante, as tatuagens de flores eram bastante comuns em marinheiros na década de 1940, porém, fazendo honra as suas esposas e namoradas que ficavam em terra firme.

A Tatuagem de Rosa e a Beleza

Significado das Tatuagens de Rosa Um dos significados mais comuns das tatuagens de rosa é representar a beleza através de suas formas. É uma representação da beleza interna e externa.

Quando a rosa tem espinhos, ela pode representar que a pessoa em questão não dá tanta importância para a aparência exterior. Uma rosa com espinhos tatuada lembra que há certas coisas que podem ser contempladas, mas devem ser tocadas com muito cuidado. Além disso, os espinhos mostram que gozar a beleza requer atenção constante para não machucar: esse é o preço que se paga.

A Tatuagem de Rosa e o Amor

A representação de uma rosa em uma tatuagem também pode fazer referência ao amor: quando a flor não tem espinhos, significa estar apaixonado. Os espinhos na rosa tatuada podem representar a ideia de que o amor é bonito, mas exige inúmeros sacrifícios.

Toda a maravilha do amor não pode existir sem o sofrimento causado pelos espinhos da rosa. Podemos dizer que a tatuagem de rosa, quando ligada a ideia de amor romântico, mostra a beleza de estar apaixonado junto com as dificuldades de se amar.

As Cores e as Rosas

É importante esclarecer uma coisa: rosas não são só rosas, são também vermelhas, brancas, amarelas, azuis e até rosas. Além da forma da rosa ter o seu significado, as cores utilizadas para pintar a flor também carregam em si um sentido próprio, que pode ser:

  • Vermelho: Representa o verdadeiro amor, pode falar sobre o ápice da paixão e também sobre o amor romântico.
  • Coral: Significa uma ideia de desejo.
  • RosaGraça, elegância e certa delicadeza.
  • Amarelo: Historicamente, as flores amarelas estão muito ligadas a ideia de ciúmes, mas em tempos mais modernos podem significar o amor familiar.
  • Azul: A impossibilidade de um amor ou de uma realização, isso porque rosas azuis não existem, uma vez que as naturais têm um tom de lavanda ou são tingidas.

Não bastassem todos esses significados, as rosas coloridas podem ainda ser combinadas entre si, gerando outros significados. Além de tudo, podem ainda facilmente se combinar com outros desenhos, o que torna tudo mais aberto para significados, sendo boas pedidas em qualquer parte do corpo tanto de homens quanto de mulheres. Apesar disso, os significados são sempre variáveis, cabendo a cada um criar sua “mitologia” particular.

Curtiu?