Pode tatuar cicatriz?

Até algum tempo atrás, tatuadores tinham receio de tatuar sobre cicatriz. O resultado e consequências eram desconhecidos. O problema é que cicatrizes maiores incomodam e as pessoas querem escondê-las de alguma forma.

A procura insistente por tattoos que cobrem cicatrizes acabou rendendo alguns bons resultados para aqueles que assumiram o risco de servir como cobaias.

Ainda são as mulheres que mais fazem tatuagem para cobrir cicatrizes, as mais comuns (a serem cobertas) são as de cesárea e queimaduras. Mantendo a dica para toda a tatuagem, procure um tatuador experiente e ouça sua opinião quanto ao desenho e cores.

cicatriz

Foto da tatuagem da Kaidylena, enviada no nosso site.

E, SIM, pode tatuar cicatriz. Quanto mais antiga a cicatriz melhor para tatuar sobre ela, porque adere melhor à tinta. Observe o tempo mínimo que é de 12 meses. Mas, a textura de uma cicatriz que dificulta a tatuagem (ainda mais no caso de cicatrizes salientes), pode também contribuir para a criação de uma tatuagem tridimensional com suas marcas e saliências aproveitadas para criar efeitos de sombras e dar profundidade ao desenho. Tudo depende da capacidade do tatuador. Mas, lembre-se: mesmo sendo um tatuador experiente, ele poderá disfarçar a cicatriz mas não vai fazê-la desaparecer.

O tatuador Jairon, que já fez algumas tattoos sobre cicatrizes (confira a foto abaixo), diz que a procura em seu estúdio é pequena. Ele confirma que a procura maior é de mulheres querendo cobrir a cicatriz da cesárea e faz um alerta: “por ser um trabalho mais delicado é necessário tomar muito cuidado para não evidenciar ainda mais a cicatriz, que é o que acontece na maioria das vezes”.

cicatriz

tattoo sobre cicatriz, feita no Jairon Tattoo Studio

Dói mais do que uma tatuagem em pele normal, porque além da região ser mais sensível o tempo de confecção da tatuagem demora mais. Os cuidados depois da tatuagem sobre cicatriz são os mesmos das demais.